Pular para o conteúdo principal

TABAGISMO: UMA QUESTÃO MUITO SÉRIA

O TABAGISMO AINDA É UMA QUESTÃO SÉRIA NO BRASIL




Olá meus queridos,

O propósito do nosso Blog é falarmos sobre coisas que possas melhorar nossa qualidade de vida e nos deixar mais bonitos e saudáveis, mas as vezes é preciso falarmos de assuntos sérios.

Hoje quero falar com vocês sobre tabagismo. Para vocês entenderem a gravidade do assunto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável no mundo. Os números são alarmantes, e a estudos apontam que cerca de 2 bilhões de pessoas, sejam fumantes, em todo mundo!

Fumar (o ato de consumir cigarros, carutos e cachimbos) esta associado a mais de 50 doenças, entre elas câncer de boca, câncer de pulmão, doenças do coração, bronquite, enfisema e derrame cerebral. Além disso, a OMS estima, em seu estudo, que em 20 anos o número de fumantes poderá chegar a 10 milhões.

Não sei se vocês sabiam, mas a fumaça do cigarro possui aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas!! E é importante lembrar que essa fumaça não prejudica apenas os fumantes ativos, mas também os fumantes passivos.

Ou seja, os riscos provocados pelo tabagismo se estende a pessoas que convivem com fumantes, mesmo que não fumem, apenas pelo fato de inspirar a fumaça tóxica.

Por todas essas questões prejudiciais à saúde é que achei importante tratarmos do tema, com o máximo de seriedade possível.

A parte BOA nisso tudo é que o tabagismo pode ser evitável e que quando chega ao ponto de se tornar um vício é possível utilizar diversos meios para parar de fumar.

Segundo a oncologista Bruna Pegorreti Rosa, médica ligada ao Kantar Health, parar de fumar trará benefícios, em qualquer fase da vida!

Ela afirma que: “É comum ouvir as pessoas dizerem que por estarem mais velhas, parar de fumar ‘não vale à pena’ mas os estudos apontam em outra direção felizmente. Parar de fumar antes dos 35 anos, por exemplo, fará com que sua curva de sobrevida seja muito semelhante à de um indivíduo que nunca fumou, antes dos 45 anos o ganho é de nove anos na curva de vida em relação aos que seguem fumando e para aqueles que param de fumar antes dos 55 anos o ganho é de seis anos e antes dos 64 o ganho é de quatro anos”.


Nesta minha pesquisa sobre o tabagismo, percebi que exitem vários métodos para parar de fumar que muito chamou a minha atenção. Uma das formas é através do Coaching. E quem se sentir interessado, pode buscar por maiores informações no site basta clicar aqui!


O melhor da vida é que a cada dia podemos fazer um novo rumo para ela! Então por que não começar hoje os primeiros passos para se libertar de algo que faz tão mal? Se você é fumante ou tem alguém que ama que é fumante não deixe de alertá-lo, esta bem?

Super beijos,
Lari. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que sejamos jardineiros da Terra

O mundo escondeu-se no egoísmo de tal modo que se esqueceu das lições preciosas que o mestre Jesus ensinou, isso pode significar que as pessoas esqueceram-se do amor.  Vejo lutas sem cessar, mortes, guerras, tudo a troco de nada. O poder aquisitivo virou o senhor de muitos homens, quando não é o dinheiro, são outras paixões, todas desviando o homem de sua evolução. Como filhos de Deus devemos amar mais. Uma música conhecida nos fala: "queria ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol se por" . Quantas vezes deixamos de admirar as coisas belas de nossa natureza. O Brasil, por exemplo, tem a Amazônia que é uma terra de lindas paisagens, mas que está ameaçada de extinção . Se a cobiça do homem não diminuir, nosso mundo perderá sua beleza. É preciso dar um basta na destruição. Se continuarmos nesse ritmo, em breve o próprio homem acabará com seu mundo. A troco de que fazer isso, se Deus nos fez jardineiros da Terra para que pudéssemos fazer o que é belo perdura

A necessidade (ou não) de um relacionamento amoroso

Até que ponto somos pressionados socialmente para estarmos em um relacionamento amoroso? Nascemos para conviver em sociedade. A solidão nem sempre é confortável ao ser humano. Porém são diversas as definições de amor  ao longo da história da humanidade e na contemporaneidade não haveria de ser diferente.  As relações humanas já são complexas por natureza, imagine conviver ao longe de anos com um outro indivíduo que teve  uma socialização diferente da tua?  Deixando de lado os relacionamentos poliafetivos, teremos em convivência duas pessoas com bases familiares diferentes, e se os atritos são comuns com indivíduos com bases familiares iguais, imagine quando são moldados de formas distintas? Então surge uma cobrança social de que precisamos: nos apaixonarmos, noivarmos, casarmos, termos filhos e preferencialmente só termos um único grande amor na vida inteira. Isto mesmo amigos e amigas, logo o amor? Sentimento tão nobre que se divide em várias vertentes, só poder ser